9 ideias erradas que podem levar um negócio ao fracasso

Empreender é o sonho de muita gente. O problema é que geralmente, esse sonho vem acompanhado de concepções erradas sobre como é o dia a dia de um empreendedor. Se essas concepções não forem corrigidas a tempo, essas ilusões podem gerar muito estresse e até o fim de um negócio promissor.

Saiba quais são esses tipos de ideias mais comuns entre aqueles que desejam ter o próprio negócio:

Síndrome de super-homem

Achar que você precisa dar conta de todas as necessidade do negócio é um erro bem corriqueiro entre os principiantes e, que pode ver à estafa e falta de eficiência. O empreendedor não precisa fazer tudo. Ele precisa pensar o negócio!

shutterstock_373650874

 

Ser o próprio chefe

É muito comum ouvirmos alguém dizer que vai abrir o próprio negócio para “ser o próprio chefe” ou “ter mais tempo livre”. Pois bem, se você pensa assim, saiba que está muito enganado e que há grandes chances de você se frustrar com a vida no mundo dos negócios.  O proprietário trabalha mil vezes mais que qualquer outra pessoa dentro de uma empresa.

shutterstock_435812839

 

Esperar a ideia genial

Se você acha que só é possível empreender se tiver uma ideia genial, ou ainda que como teve uma ideia genial seu negócio está garantido, você também está errado.
O melhor caminho é olhar primeiro para o cliente e suas necessidades principais, para que assim o empreendedor possa atender essa necessidade. Só depois você deve começar a olhar para ideia e ver se é realmente isso que vai te ajudar.

shutterstock_391320022

 

Rios e mares de dinheiro

Quem nunca teve a ideia de um negócio e desistiu antes mesmo de começar porque não tinha dinheiro para investir? Você não precisa ter muito dinheiro para começar seu negócio.
Em primeiro lugar, um empreendedor deve testar sua ideia em pequena escala (sendo assim, gastando pouco). Quando você faz isso de forma estruturada, fica mais fácil conseguir o dinheiro.

shutterstock_337122470

 

Quero ser rico!

Outro pensamento muito comum entre empreendedores é começar um negócio para ficar rico! Essa é uma ideia bem errada que também pode frustrar muita gente. Antes de chegar ao sucesso, muitos empreendedores erram muitas vezes para depois acertar. E essa é a realidade.

Por isso, se você já começou um negócio esperando o dia em que ele vai te deixar rico, é melhor rever seus planos.

shutterstock_309411233

 

Falta de preparo

A intuição pode te ajudar a tomar importantes decisões na vida. Porém, você não pode depender desse artifício para ter um negócio de sucesso. Ela é um ponto de partida, mas não resolve todas as questões que envolvem um negócio. Em suma, não basta você achar que seu negócio vai dar certo. É preciso testar, conversar com possíveis clientes e fazer toda uma pesquisa dentro do mercado que deseja atuar.

shutterstock_427943665

 

Detalhe das contas

Outro erro comum é achar que você entende de um setor de mercado e decide iniciar o negócio naquele ramo. Seu produto pode até ser bom e muito elogiado e você também pode ir bem nos primeiros meses, entretanto, descobre que terá que fechar as portas.  Isso acontece porque as pessoas não sabem fazer controle de estoque e tiram mais dinheiro do que o negócio suporta, ou seja, a gestão financeira do negócio é esquecida.

shutterstock_525104020

 

Barato que sai caro!

Querer economizar improvisando serviços que deveriam ser feitos por profissionais é um erro bem comum entre os empreendedores de primeira viagem. É importante lembrar, acima de tudo que, às vezes, alguns dos improvisos são responsáveis pelo fracasso ou pela redução da margem de ganhos.

shutterstock_77614246

 

Sonho e realidade

As vezes o empreendedor tem um sonho antigo em relação ao seu negócio e faz de tudo para transformar aquilo em realidade quando tem a chance. Entretanto é necessário, antes de tudo, analisar na ponta do lápis se aquele sonho condiz com a realidade do empreendimento que vai montar. Para saber se seu sonho se encaixa com a realidade que você escolheu, é importante ter um plano de negócio bem feito.

shutterstock_379950508

 

Fonte: Exame

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe com os seus amigosShare on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Email to someone
Autor
Tags
  • Nenhuma categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <span style="">

Login

Perdeu sua senha?