Tipografia: dicas simples para apresentações

A Tipografia nada mais é que o formato das letras. Esse formato dá a característica de cada fonte. Veja a seguir algumas perguntas que você deve fazer ao escolher a fonte ideal para o seu projeto:

A fonte combina com a identidade de sua empresa?

Se você possui um Manual de Marca (também conhecido por Style Guide), respeite-o, pois sua função é preservar a identidade da empresa, e em 100% dos casos possuem quais fontes devem ser utilizadas em todos os seus materiais, sejam digitais ou impressos. Dessa forma, você evita criar algo que fuja dos padrões e perca a identidade. Se não houver, use o bom senso para escolher uma fonte que combine com a identidade da empresa.

Três é demais

Sabe aquela festa de tipografia? Esqueça. Regra básica para iniciantes é escolher até duas fontes por apresentação. Uma fonte apenas pode ser entediante (se não souber trabalhar suas variações), duas fontes oferecem contraste, dinamismo (apenas cuidado para não escolher duas fontes discrepantes entre si), e três…bom, é um exagero.

Tamanho é documento

Letras grandes facilitam a leitura, e para isso será preciso diminuir a quantidade de texto (pura física, certo?), portanto menos texto porém com tamanho grande melhora bastante a forma de se comunicar visualmente.

Destaque

Alguns trechos ou palavras de uma frase ou parágrafo podem ser tão importantes que mereçam um destaque. Você pode escrever, por exemplo “Mudança de Tendência”, e desejar que a mudança seja o conceito transmitido para sua audiência, então nada melhor do que escrever “Mudança de Tendência” – percebeu a diferença de se trabalhar corretamente com os destaques?

Simplicidade

Não é o acúmulo de detalhes que tornará cada slide mais belo ou melhor construído, mas sim a simplicidade do visual, como um todo, no final de sua criação. Se você precisar decifrar o que está escrito por causa de uma tipografia muito complexa, é melhor substituí-la por outra que tenha traços e espaçamentos mais comuns.

Quer uma dica de onde buscar fontes? DaFont.

Compartilhe com os seus amigosShare on FacebookTweet about this on TwitterGoogle+Email to someone
Autor
Tags
  • Nenhuma categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <span style="">

Login

Perdeu sua senha?